sábado, 30 de abril de 2016

Uso do OJS nas universidades brasileiras

Portais de periódicos de acesso aberto nas universidades brasileiras: a utilização do Open Journal Systems.

Patrícia dos Santos Caldas Marra, Simone da Rocha Weitzel

Resumo:
O presente estudo visa mapear o cenário de implantação e desenvolvimento dos portais de periódicos científicos de acesso aberto nas universidades brasileiras que utilizam a plataforma Open Journal Systems (OJS). Caracteriza-se, quanto aos seus objetivos, como exploratório e descritivo, no qual adotou-se o questionário online como instrumento de coleta de dados. Das 196 universidades selecionadas para participar da presente pesquisa, 78 (40%) responderam ao questionário, das quais 45 (58%) afirmaram possuir portal de periódicos científicos de acesso aberto, enquanto que 33 (42%) afirmaram não possuir. Das 45 universidades que afirmaram possuir portais de periódicos, apenas 20 (44%) alegam que eles são administrados pelas bibliotecas, das quais 18 (90%) utilizam o software OJS, enquanto que apenas 2 (10%) utilizam software desenvolvido pela instituição. Portanto, a amostra da presente pesquisa foi constituída por 18 portais de periódicos científicos de acesso aberto, administrados por bibliotecas universitárias e que utilizam o OJS, das quais 16 afirmam possuir políticas ou diretrizes, enquanto que apenas 2 não dispõem desse importante recurso. Com o estudo foi possível perceber que há um número considerável de universidades que possuem portais de periódicos científicos e que os serviços oferecidos pelas bibliotecas que os gerenciam são diversificados e buscam atender às principais necessidades do conselho editorial de uma revista. Além disso, atendem aos interesses da própria universidade ao organizar, disseminar e preservar a informação. Os resultados indicam a necessidade de ampliar as discussões a respeito da implantação e do desenvolvimento dos portais de periódicos nas universidades brasileiras.

Texto completo:
http://www.ufpb.br/evento/lti/ocs/index.php/enancib2015/enancib2015/paper/view/3134/1146

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